Weiss Architecture Studio

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae lorem.

Council for the Development of Social Science Research in Africa

       

       

Iniciativas de Pesquisa para a construção de significado (MRI): Chamada Especial Mulheres

Prazo de submissão: 20 de Fevereiro de 2024

Fundado em 1973, o Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA) visa promover a pesquisa em ciências sociais e humanidades de pesquisadoras/es africanas/os e da diáspora, com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão da África e do seu lugar no mundo. Este desiderato é motivado pela necessidade de um conhecimento mais amplo e mais aprofundado do continente, para fazer dele um lugar melhor para seus povos e sociedades.

Em 2017, o CODESRIA lançou o segundo convite para candidaturas de “Iniciativas de Pesquisa para a Construção de Significado (MRI)”, sua principal ferramenta de apoio à pesquisa. Tal como as ferramentas anteriores, a MRI apoia estudos cuja finalidade é a de contribuir para a imaginação, planificação e criação de futuros africanos. A MRI substituiu as cinco ferramentas tradicionalmente utilizadas pelo CODESRIA para apoiar a pesquisa, nomeadamente os Grupos Nacionais de Trabalho (GNT), os Grupos Multinacionais de Trabalho (GMTs), as Re- des de Pesquisas Comparativas (RPC), Grupos Transnacionais de Trabalho (GTTs) e Bolsas de Pós-Doutoramento, reduzindo o seu número. O principal objetivo desta mudança é o de aumentar a legibilidade e a visibilidade das pesquisas apoiadas pelo Conselho.

A adoção das MRI traduz um reengajamento do CODESRIA com as tarefas de interpretação e explicação que lhe permitiram produzir trabalhos inovadores sobre questões como a democratização e a reforma econômica em África. A MRI encoraja fortemente as/os pesquisadoras/es na realização das suas tarefas de explicação e interpretação baseadas na observação rigorosa das realidades africanas. A Iniciativa distingue-se por um renovado apoio às/aos investigado- ras/es e pelo seu melhor envolvimento nas atividades do Conselho. Ela oferece às/aos estudiosas/os cada vez mais oportunidades para apresentação do seu trabalho, nomeadamente através da publicação de livros, artigos de revistas e notas políticas

Chamada especial Mulheres Pesquisadoras

O debate sobre a participação e contribuição de mulheres cientistas sociais e produtoras de conhecimento tem assumido uma crescente centralidade no debate inteletual africano. A inclusão progressiva de pesquisadoras nas atividades e tarefas do CODESRIA constitui um objetivo de longo prazo do Conselho e se dá pelo fato de o papel das mulheres nas instâncias académicas africanas ser, fundamentalmente, marginal.

Na pesquisa, a contribuição das mulheres tem questionado não apenas o que foi historicamente considerado significativo nas sociedades e comunidades africanas, mas tem procurado, igual- mente, propor a reavaliação dos critérios fundamentais de investigação. Isto tem encorajado

estudiosas a prestarem maior atenção para a necessidade de adquirir um conhecimento mais detalhado dos contextos sociais, evitando, deste modo, análises e interpretações distorcidas.

Deste o início da dédada de 1990, o CODESRIA tem-se empenhado profundamente na promoção da produção inteletual de mulheres académicas sobre os mais diversos temas- a exemplo da teoria social e novas perspetivas analíticas sobre o “Sul Global”- refletindo a necessidade de uma diversidade epistemológica, paralelamente a um “esforço arqueológico” no sentido de problematizar os pressupostos teóricos e conceptuais de base na pesquisa.

O Conselho fez progressos importantes em termos do incremento de pesquisadoras nas atividades por ele promovidas, conforme evidenciado pelos sucessivos planos estratégicos. Neste sentido, o género (enquanto categoria) tem sido objeto de reflexão em institutos e iniciativas do CODESRIA, como o Gender Institute e o Gender Simposium. Da mesma forma, têm sido pensadas e sugeridas novas abordagens metodológicas capazes de proporcionar múltiplas perspetivas sobre as experiências históricas e sociais das mulheres.

Esta chamada especial do MRI faz parte de um conjunto de iniciativas implementadas que tem por objetivo aumentar e melhorar a participação das mulheres pesquisadoras nas atividades do CODESRIA durante o seu ciclo estratégico 2023-2027.

Principais critérios de seleção: Os projetos financiados ao abrigo desta iniciativa devem atender à maioria dos seguintes critérios:

  • Propor pesquisas sobre questões importantes das realidades sociais africanas e relacionadas com os temas prioritários do CODESRIA;
  • Interrogar claramente as realidades sociais da África e sua posição no mundo;
  • Baseando-se numa reflexão aprofundada sobre as realidades sociais do continente africano e seu lugar no mundo, refletir as questões da diversidade, incluindo o gênero;
  • Engajar-se de forma construtiva e rigorosa com futuros africanos;
  • Ser teoricamente ambicioso com o objetivo preciso de propor entendimentos inovadores das realidades sociais africanas;
  • Explorar os múltiplos contextos espácio-temporais e setoriais onde tudo isso contribui para o processo de criação de sentido;
  • Demonstrar um conhecimento dos saberes já produzidos pelo CODESRIA.

A chamada destina-se apenas a propostas de grupos. Não serão concedidos prémios individuais. Os projetos deverão:

  1. Ser coordenados por uma pesquisadora
  1. Ter apenas mulheres como membras

Somente em casos excecionais e com a devida justificação o Conselho aceitará grupos constituídos por uma maioria de candidatos do sexo feminino e por um pequeno número de candidatos do sexo masculino. As membras de um grupo poderão ser de um só país ou de vários países. Incentivamos candidaturas com membras de diferentes países. Cada grupo deverá ter entre 3 a 5 membras e deverá levar em conta os requisitos fundamentais do CODESRIA da diversidade linguística, inter-geracional e interdisciplinar. Todas as membras deverão demonstrar capacidade de trabalho em grupo. O Conselho disponibilizará até 25.000 $ para cada grupo selecionado.

Temas prioritários: Todas as candidaturas devem abordar temas prioritários do CODESRIA ou temas transversais para 2017-2021:

  1. Processos democráticos, governança, cidadania e segurança em África: desafios de segurança e formas de abordá-los: justiça de transição; democratização; cidadania e migração; Estado de direito e direitos humanos; processos de governança e mecanismos locais, nacionais e internacionais; idioma, mudança de fronteiras e configurações de estados e comunidades.
  2. Ecologias, economias e sociedades em África: terra; gestão de recursos naturais; mudança climática; mudança demográfica; urbanização; segurança alimentar e pobreza em África; e a inovação tecnológica, bem como as interações das populações humanas com o resto do ambiente em África, suas formas, histórias, trajetórias e seu impacto numa ampla gama de setores, incluindo as economias emergentes do continente.
  3. A dinâmica do Ensino Superior numa África em mutação: o papel do Ensino Superior na transformação econômica e política em África, a rápida transformação do cenário do Ensino Superior africano, a reforma do Ensino Superior e as inovações na liderança do Ensino Superior.

Temas transversais: as candidaturas devem indicar como os seguintes temas transversais serão considerados nas propostas: gênero, gerações, desigualdades, ruralidade e urbanidade, memória e história, bem como futuros e alternativas

Como se candidatar

As candidatas interessadas devem enviar um pedido contendo os seguintes documentos em for- mato Word. As candidaturas incompletas não serão consideradas.

    • Uma proposta com as seguintes seções claramente intituladas: introdução; contextualização da questão de pesquisa; uma breve revisão da literatura e / ou hipóteses concorrentes; estrutura do estudo e metodologia de pesquisa; contribuição teórica e prática do es- tudo e plano de trabalho. As propostas devem ser enviadas em formato Word não devem exceder 10 páginas (tipo de fonte: Times New Roman, tamanho da fonte: 12, espaça- mento entre linhas: duplo). As candidatas/os selecionadas/os serão convidados a participar de um workshop de lançamento e de um workshop de conclusão.
    • Orçamento: o orçamento do projeto deve ser desenvolvido de acordo com o modelo anexado a esta chamada que deve considerar o fato de que as bolsas terão uma duração máxima de 16 meses.
    • Proposta de sumário detalhado a fornecer: Índice dos assuntos (em uma página) para dois artigos científicos ou um livro a publicar.
    • Uma carta de apresentação com os seguintes detalhes: nome, email, endereço e número de telefone da coordenadora do projeto e das respetivas membras.
    • CV das membras do projeto
    • Filiação institucional: uma carta especificando a filiação institucional de cada membra do projeto

O prazo para a submissão de candidaturas é o dia 20 de Fevereiro de 2024, através do link https://submission.codesria.org/. A notificação dos resultados do processo de seleção será feita no dia 20 de Abril de 2024. Se até esta data não receber nenhuma notificação do Conselho, significará que a sua proposta não foi selecionada.

Ficheiro PDF

Orçamento

WhatsApp RA(CTA)