Weiss Architecture Studio

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae lorem.

Council for the Development of Social Science Research in Africa

       

       

Iniciativas de Pesquisa para a construção de significado (MRI)

Prazo de submissão: 20 de Fevereiro de 2024

Fundado em 1973, o Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA) visa promover a pesquisa em ciências sociais e humanidades de pesquisadoras/es africanas/os e da diáspora, com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão da África e do seu lugar no mundo. Este desiderato é motivado pela necessidade de um conhecimento mais amplo e mais aprofundado do continente, para fazer dele um lugar melhor para seus povos e sociedades.

Em 2017, o CODESRIA lançou o segundo convite para candidaturas de “Iniciativas de Pesquisa para a Construção de Significado (MRI)”, sua principal ferramenta de apoio à pesquisa. Tal como as ferramentas anteriores, a MRI apoia estudos cuja finalidade é a de contribuir para a imaginação, planificação e criação de futuros africanos. A MRI substituiu as cinco ferramentas tradicionalmente utilizadas pelo CODESRIA para apoiar a pesquisa, nomeadamente os Grupos Nacionais de Trabalho (GNT), os Grupos Multinacionais de Trabalho (GMTs), as Re- des de Pesquisas Comparativas (RPC), Grupos Transnacionais de Trabalho (GTTs) e Bolsas de Pós-Doutoramento, reduzindo o seu número. O principal objetivo desta mudança é o de aumentar a legibilidade e a visibilidade das pesquisas apoiadas pelo Conselho.

A adoção das MRI traduz um reengajamento do CODESRIA com as tarefas de interpretação e explicação que lhe permitiram produzir trabalhos inovadores sobre questões como a democratização e a reforma econômica em África. A MRI encoraja fortemente as/os pesquisadoras/es na realização das suas tarefas de explicação e interpretação baseadas na observação rigorosa das realidades africanas. A Iniciativa distingue-se por um renovado apoio às/aos investigado- ras/es e pelo seu melhor envolvimento nas atividades do Conselho. Ela oferece às/aos estudiosas/os cada vez mais oportunidades para apresentação do seu trabalho, nomeadamente através da publicação de livros, artigos de revistas e notas políticas

Principais critérios de seleção: Os projetos financiados ao abrigo desta iniciativa devem atender à maioria dos seguintes critérios:

  • Propor pesquisas sobre questões importantes das realidades sociais africanas e relacionadas com os temas prioritários do CODESRIA;
  • Interrogar claramente as realidades sociais da África e a sua posição no mundo;
  • Baseando-se numa reflexão aprofundada sobre as realidades sociais do continente africano e o seu lugar no mundo, refletir sobre as questões da diversidade, incluindo o gênero;
  • Engajar-se de forma construtiva e rigorosa com futuros africanos;
  • Ser teoricamente ambicioso com o objetivo preciso de propor formas inovadoras de compreensão das realidades sociais africanas;
  • Explorar os múltiplos contextos espácio-temporais e setoriais lá onde contrubui para o processo de criação do sentido;
  • Demonstrar conhecimento dos saberes já produzidos pelo CODESRIA.

Iniciativas individuais e coletivas: os MRI podem ser projetos individuais ou de grupos. Os grupos devem ser compostos por 3 a 5 pesquisadoras/es estabelecidas/os em um ou mais países. Incentivamos candidaturas de membros de diferentes países. Os grupos deverão levar em conta os principais requisitos do CODESRIA em termos interdisciplinares, de género, de diversidade linguística e de gerações. Cada membro do grupo deverá demonstrar colaboração e contribuir significativamente para o trabalho coletivo. O Conselho oferece até US $ 10.000 para iniciati- vas individuais e US $ 25.000 para iniciativas coletivas.

Temas prioritários: Todas as candidaturas devem abordar temas prioritários e temáticas trans- versais do CODESRIA para 2023-2027:

  1. As dinâmicas do Ensino Superior em África: o papel do Ensino Superior na transformação económica e política em África; a transformação do cenário do Ensino Superior em África; Reforma e inovação do Ensino Superior; governança e liderança no Ensino Superior; liberdade académica e lutas populares; engajamento da diáspora com as universidades africanas; valorização dos sistemas de conhecimento endógeno; emigração e ensino; financiamento da pesquisa; Agenda 2063 e o Ensino Superior; massificação, privatização e liberalização do Ensino Superior; universidades e mudanças no associativismo.
  2. Estado e democratização em África: tendências e perspetivas: reconecção com a produção de conhecimento do CODESRIA sobre democratização e temas afins; ligação entre poder, paz e segurança; desafios do modelo democrático liberal; mudanças institucionais, histórias e contextos; debates e críticas à democracia processual; desafios do modelo democrático liberal; operacionalização da democracia substantiva; tipologias de estudos comparativos sobre Estado e democracia; Estado, políticas e cidadania.
  3. Transformações nas economias africanas: formulação de políticas económicas; de- pendência e transformação estrutural; economias de exportação e industrialização; in- formalização das economias; histórias e evolução do sindicalismo; parcerias públicas e privadas; governação multilateral; a ideia da planificação no atual pensamento económico; políticas sociais/welfare e tradições heterodoxas; teorias económicas alternativas; reinventando sistemas económicos; desafios do desenvolvimento estrutural e institucional; diálogos interdisciplinares e transdisciplinares sobre políticas económicas; política de soberania para África.
  4.  Ecologias e sociedades em África: interações entre pessoas e sistemas ecológicos; terra, soberania alimentar e pobreza no mundo em desenvolvimento; histórias e trajetórias de interações ambientais; interações complexas do urbano e do rural; extração mineral e transformação do habitat; transformação estrutural e industrialização da agricultura; impacto das práticas de conservação e da mercantilização nas sociedades.

Temas transversais:

  1. História, memória e arquivo
  2. Género
  3. Gerações
  4. Ruralidade e urbanidade

Como se candidatar

As/os candidatos/os interessadas/os devem enviar os pedidos contendo os seguintes documentos em formato Word. Candidaturas incompletas não serão consideradas:

  • Uma proposta com as seguintes seções claramente intituladas: introdução; contextualização da questão de pesquisa; uma breve revisão da literatura e / ou hipóteses concorrentes; estrutura do estudo e metodologia de pesquisa; contribuição teórica e prática do es- tudo e plano de trabalho. As propostas devem ser enviadas em formato Word não devem exceder 10 páginas (tipo de fonte: Times New Roman, tamanho da fonte: 12, espaça- mento entre linhas: duplo).
  • Orçamento: para o orçamento do projeto deverá ser utilizado o modelo anexado a esta chamada, que deve considerar o fato de que as bolsas terão uma duração máxima de 16 meses. O CODESRIA financiará os seminários de lançamento e de conclusão.
  • Proposta de sumário: uma página com a proposta de sumário de dois artigos ou um livro a serem submetidos
  • Uma carta de apresentação com os seguintes detalhes: nome, email, números de tele- fone-do/a coordenador/a do projeto e dos respetivos membros.
  • CV dos membros do projeto
  • Filiação Institucional: uma carta detalhando a filiação institucional de cada membro

O prazo para a submissão de candidaturas é o dia 20 de Fevereiro de 2024, através do link https://submission.codesria.org/. A notificação dos resultados do processo de seleção será feita no dia 20 de Abril de 2024. Se até esta data não receber nenhuma notificação do Conselho, ue a sua proposta não foi selecionada.

Ficheiro PDF

Orçamento

WhatsApp RA(CTA)