Council for the Development of Social Science Research in Africa
Conseil pour le développement de la recherche en sciences sociales en Afrique
Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África
مجلس تنمية البحوث الإجتماعية في أفريقيا


Dimensões da Pobreza e da Vulnerabilidade em Cabo Verde: Uma Abordagem Sistémica e Interdisciplinar

Dimensões da Pobreza e da Vulnerabilidade em Cabo Verde: Uma Abordagem Sistémica e Interdisciplinar. Claudio Furtado (Coordenação). dakar, CODESRIA, 2008, 110 p. ISBN 2-86978-245-7

Number of visits: 3012

“Dimensões da pobreza e da vulnerabilidade em Cabo Verde: Uma abordagem sistémica e interdisciplinar” resulta de um trabalho de investigação realizado por um grupo de pesquisadores cabo-verdiano no âmbito da iniciativa do CODESRIA para os países africanos lusófonos.

Constituiu o leitmotiv da investigação a compreensão do fenómeno da pobreza e da vulnerabilidade no contexto cabo-verdiano, buscando ultrapassar as abordagens até então hegemónicas e que colocam o acento tónico essencialmente no rendimento. Na verdade, a abordagem retida por este estudo não exclui e nem subestima a importância do rendimento na determinação da pobreza e da vulnerabilidade. Contudo, pretendeu-se avançar um pouco mais, trazendo novas determinantes do fenómeno, cortando com uma visão uni- causal na explicação da pobreza.

Uma das questões que se colocou, ao menos para reflexão, se prende com o facto de se, na verdade, o rendimento é efectivamente uma determinante da pobreza, quando é a situação da pobreza que pode condicionar o acesso a rendimentos e a demais bens e serviços, incluindo os bens simbólicos. Assim, a investigação procura situar a abordagem numa perspectiva sistémica e integrada, busca captar as múltiplas dimensões da pobreza e da vulnerabilidade, tanto em termos de suas determinantes quanto de sua manifestação e de tradução discursiva.

Texto completo

May 10 2008



Comments