Council for the Development of Social Science Research in Africa
Conseil pour le développement de la recherche en sciences sociales en Afrique
Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África
مجلس تنمية البحوث الإجتماعية في أفريقيا


‘Lusofonia’ em África: História, Democracia e Integração Africana

‘Lusofonia’ em África: História, Democracia e Integração Africana. Teresa Cruz e Silva, Manuel G. Mendes de Araújo, e Carlos Cardoso (orgs.). Dakar, CODESRIA, 2005, 260 p., ISBN: 2-86978-174-1

Number of visits: 6251

A obra traz importantes reflexões teóricas sobre a temática “lusofonia”, ou sobre redes que tomando como identida de a língua Portuguesa, ultrapassam o continente Africano. Ela contém ainda inquietações teóricas sobre o conceito de renda, questionando a sua pertinência para a análise dos contextos africanos, e questões voltadas para o desenvolvimento, que exemplificam como o habitat, o território, a ecotécnica são corolários sistémicos para um desenvolvimento ecologicamente sustentado a que se devem aliar novos comportamentos e atitudes solidárias consentâneas com as aspirações da justiça social.

Ana Maria Loforte, Departamento de Antropologia e Arqueologia, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique.

O desafio deste livro não é de subsumir numa visão dominante as reflexões expostas nesta assembleia de estudiosos, mas proporcionar uma confluência onde várias correntes de pensamentos se misturem e criem um fluxo maior, rico de contribuições vindas de diferentes quadrantes. Trata-se de um grande desafio, pois o encontro de correntes numa confluência não se faz sem turbulências. No leito da corrente maior criada pela confluência destas pesquisas e reflexões, sobrenadam quatro conceitos que servem de balizas para a navegação nesta obra: mutação, transição, espaço e fronteira. Estes quatro conceitos operam finalmente como dois binómios, mutação/transição e espaço/fronteira, que podem ser comparados às luminescências alternadas dos faróis que orientam toda a navegação no mar dos conhecimentos, à procura do bom porto.

Fafali Koudawo, INEP/UCB, Bissau, Guine-Bissau

Nascido no âmbito da Iniciativa Lusófona do CODESRIA e na sequência do simpósio internacional que decorreu sob o mesmo lema, ‘Lusofonia’ em África: História, Democracia e Integração Africana reune trabalhos de um conjunto de 14 autores de diferentes disciplinas de Ciências Sociais. A obra desconstrói e desmistifica o conceito de ‘lusofonia’ através de uma análise rigorosa das identidades e diferenças económicas, políticas e culturais que caracterizam os cinco países. Os autores fazem uma incursão a aspectos tão variados como o colonialismo, as lutas pela libertação nacional e o consequente desabrochar de novos regimes políticos no período pós-independência, as transições económicas e políticas que marcaram estes países desde as economias centralizadas e as tentativas de construção de sistemas políticos de tipo socialista. São igualmente analisados a introdução de economias neo-liberais, de sistemas multipartidários e a construção de sistemas democráticos, sem descurar os casos permeados por situações de conflito. ‘Lusofonia em Africa...’ representa assim um espaço em que se revisita os temas referidos, expondo-os aos novos desafios das mutações económicas, sociais e políticas.

Teresa Cruz e Silva: Historiadora social, docente e investigadora do Centro de Estudos Africanos e Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique.

Manuel G. Mendes de Araújo: Geógrafo, docente da Faculdade de Letras e Ciências Sociais e Director do Centro de Estudos de População da Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique.

Carlos Cardoso: Filósofo e antropólogo, administrador de programas do Departamento de Pesquisa do CODESRIA, Dakar, e investigador permanente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, Bissau, Guiné-Bissau.

July 23 2005



Comments