Iniciativas de Pesquisa para a Construção de Significado (MRI) 2026 – Bolsas de Pesquisa Avançada
Prazo de submissão: 27 de Fevereiro de 2026
Fundado em 1973, o Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA) visa promover a pesquisa em ciências sociais e humanidades de pesquisadoras/es africanas/os e da diáspora, com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão da África e do seu lugar no mundo. Este desiderato é motivado pela necessidade de um conhecimento mais amplo e mais aprofundado do continente, para fazer dele um lugar melhor para seus povos e sociedades.
Em 2017, o CODESRIA lançou o segundo convite para candidaturas de “Iniciativas de Pesquisa para a Construção de Significado (MRI)”, sua principal ferramenta de apoio à pesquisa. Tal como as ferramentas anteriores, a MRI apoia estudos cuja finalidade é a de contribuir para a imaginação, planificação e criação de futuros africanos. O MRI substituiu as cinco ferramentas tradicionalmente utilizadas pelo CODESRIA para apoiar a pesquisa, nomeadamente os Grupos Nacionais de Trabalho (GNT), os Grupos Multinacionais de Trabalho (GMTs), as Redes de Pesquisas Comparativas (RPC), Grupos Transnacionais de Trabalho (GTTs) e Bolsas de Pós-Doutoramento, reduzindo o seu número. O principal objetivo desta mudança é o de aumentar a legibilidade e a visibilidade das pesquisas apoiadas pelo Conselho.
A adoção dos MRI representou um compromisso renovado com a tarefa de interpretação e explicação, que permitiu ao CODESRIA produzir trabalhos inovadores sobre questões temáticas como democratização e reforma econômica na África. O programa foi concebido para facilitar pesquisas que contribuam para agendas de imaginação, planejamento e construção de futuros africanos. Um dos principais objetivos do MRI é ampliar a visibilidade das pesquisas apoiadas pelo Conselho.
A Bolsa de Pesquisa Avançada (ASRF) baseia-se no princípio estabelecido pelo MRI de apoiar acadêmicos africanos seniores que trabalham em temas relevantes para as sociedades africanas, especialmente por meio de reflexões conceituais e da demonstração de seu potencial para oferecer novas lentes analíticas ou introduzir abordagens metodológicas inovadoras. A bolsa oferece aos pesquisadores a oportunidade de produzir manuscritos de alta qualidade, bem conceptualizados e empiricamente robustos, com possibilidade de publicação pelo CODESRIA. Todas as bolsas serão concedidas a candidatos individuais, cada uma com duração de 16 meses.
Esta bolsa é voltada para pesquisadores seniores experientes, atuando em instituições de ensino superior na África. O objetivo é apoiá-los na produção de pesquisas rigorosas que articulem diferentes contextos geográficos, valorizem experiências locais e introduzam uma perspectiva comparativa sólida, capaz de avançar e ampliar um campo de conhecimento.
Tem prioridade as propostas com potencial para exercer liderança intelectual. O Conselho incentiva estudos que apresentem contribuições teóricas e metodológicas inovadoras para o campo de estudo. Embora a idade seja um elemento relevante, ela não é o principal indicador nem o critério definidor de um pesquisador sênior avançado.
Pesquisadores que se enquadram nos critérios de elegibilidade para este apoio podem propor resultados alternativos além de manuscritos para livros ou periódicos. Esses resultados podem incluir materiais que demonstrem sua capacidade de formar jovens acadêmicos, desenvolver recursos didáticos originais ou produzir conteúdos audiovisuais inovadores, com qualidade e impacto comparáveis aos de um produto de conhecimento convencional.
Esta bolsa se diferencia das demais MRIs, que são voltadas para pesquisadores em início ou meio de carreira. Os bolsistas são incentivados a explorar uma ampla variedade de temas, problemas e questões alinhadas às prioridades temáticas definidas no Plano Estratégico da CODESRIA 2023–2027.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
O CODESRIA busca projetos ousados, inovadores e voltados para o futuro, que promovam a compreensão das realidades sociais africanas e da agência do continente. Espera-se que as candidaturas bem-sucedidas:
- Abordem aspectos-chave das sociedades africanas, alinhados com as prioridades estratégicas do CODESRIA listadas nesta chamada.
- Demonstrem ambição e originalidade teóricas, oferecendo novas perspectivas analíticas ou abordagens metodológicas.
- Envolvam-se com os futuros africanos e considerem a diversidade, incluindo gênero e contextos rural-urbanos.
- Demonstrem familiaridade com pesquisas existentes do CODESRIA na área re-levante.
- Incluam pesquisadores seniores com, no mínimo, 15 anos de experiência pós-doutor
Expectativas Adicionais:
- Os pesquisadores selecionados são incentivados a interagir com pesquisadores em início ou meio de carreira.
- Os manuscritos aceitos serão publicados na Série de Monografias do CO-DESRIA ou em outras plataformas do Conselho.
- A prioridade será dada a pesquisadores baseados na África, com incentivo especial para candidaturas de pesquisadoras africanas e um número limitado de candidaturas da Diáspora.
- Embora candidaturas que atendam aos critérios acima sejam consideradas, o Conselho dará preferência a projetos que adotem abordagens comparativas.
Nota: O CODESRIA mantém uma política de tolerância zero em relação ao plágio. Por favor, assegure-se de que o projeto submetido seja inteiramente de sua autoria.
TEMAS PRIORITÁRIOS
Todas as candidaturas devem estar alinhadas com as prioridades temáticas e questões transversais do CODESRIA para 2023-2027. Observe que, embora a Dinâmica do Ensino Superior em África esteja entre as prioridades temáticas do Conselho, es-ta foi excluída do programa MRI, uma vez que o CODESRIA oferece bolsas de pesquisa específicas para o ensino superior.
1) Estado e democratização em África: tendências e perspetivas
Esta prioridade temática reflete o desejo do CODESRIA de retomar o trabalho histórico do Conselho sobre os processos de democratização em África. O objetivo é avaliar as transições democráticas no continente, investigando suas origens, contexto e evolução; examinar seu estado atual; questionar a profundidade do impacto da democracia sobre as populações e sobre a natureza do Estado; e analisar as perspetivas de consolidação democrática em África.
As candidaturas também podem focar no estudo do Estado em África, de modo a esclarecer o contexto da evolução da política, o exercício e uso do poder, o impacto resultante sobre os cidadãos e as implicações para a cidadania. Os candidatos são encorajados a avaliar o estado atual da democracia em África, gerando, no processo, uma tipologia que possa ser útil para trabalhos comparativos sobre Estado e democratização, tendo em mente que tais análises comparativas requerem necessariamente o estudo das tendências nos processos democráticos globais.
2) Transformações nas economias africanas
Esta prioridade temática concentra-se nos quadros teóricos que fundamentam as discussões sobre a formulação de políticas económicas; nas atuais tensões no desenvolvimento económico decorrentes de abordagens ortodoxas versus heterodoxas; e em como estas abordagens repercutem nas questões de formulação de políticas económicas em África.
Inclui também debates sobre dependência e transformação estrutural; economias de exportação e industrialização; informalização das economias; histórias e evolução da sindicalização; parcerias público-privadas; desafios e impactos da governança multilateral; a ideia de planeamento no pensamento económico contemporâneo; tradições heterodoxas e políticas de bem-estar; teorias económicas alternativas; reinvenção de sistemas económicos; desafios estruturais e institucionais do desenvolvimento; con-versas interdisciplinares e transdisciplinares sobre política económica; e soberania política para África, entre outros temas.
3) Ecologias e sociedades em África
Esta prioridade temática concentra-se na interação das populações humanas com o meio ambiente em África, explorando as formas que essa interação assume, suas histórias e trajetórias, bem como seu impacto em diversos setores, incluindo as economias emergentes do continente e sua nova capacidade — tanto em efeitos positivos quanto em consequências negativas — de transformar heranças ecológicas (ou recur-sos ambientais) em produtos e ativos comerciais.
O foco está nas interações entre pessoas e sistemas ecológicos, com ênfase em questões fundiárias e agrárias, soberania alimentar e pobreza no mundo em desenvolvi-mento; nas histórias e trajetórias das interações ambientais; na relação complexa entre o urbano e o rural; na extração mineral e transformação de habitats; nas transformações estruturais na agricultura e industrialização; em práticas de conservação, com-modificação e seus impactos sobre as sociedades.
TEMAS TRANSVERSAIS
(1) História, memória e arquivo
(2) Género
(3) Gerações
(4) Ruralidade e urbanidade
REQUISITOS DA CANDIDATURA
a) Proposta: Os(as) candidatos(as) devem elaborar uma proposta breve e objetiva, incluindo:
i. Introdução que apresente o tema central e os objetivos gerais.
ii. Declaração clara das principais questões de pesquisa.
iii. Revisão concisa da literatura relevante, destacando a contribuição esperada da proposta para os debates existentes.
iv. Explicação da relevância teórica do estudo, incluindo a contribuição antecipada para a produção de conhecimento.
v. Metodologia de pesquisa, demonstrando como os dados ou evidências serão coletados e analisados.
vi. Plano de pesquisa com as principais atividades e prazos.
vii. Orçamento: Orçamento conciso e realista, compatível com a duração máxima da bolsa de 16 meses. Clique aqui para acessar e preencher o modelo de orçamento: MRI Formulário de orçamento Individual
b) Plano Anotado de Entregáveis: Plano de uma página para o manuscrito do livro.
c) Uma carta de apoio institucional assinada por um(a) decano(a) ou por outro res-ponsável universitário hierarquicamente superior ao(à) decano(a).
d) Currículo: CV completo do(a) candidato(a), incluindo todos os contatos.
Os candidatos são lembrados de que as propostas devem ser submetidas em documentos Word e não devem exceder 10 páginas, incluindo a bibliografia (Times New Roman, tamanho 12, espaçamento duplo).
Por favor, note que candidaturas que não incluam todos estes elementos não serão consideradas.
O prazo para submissão das candidaturas é 27 de fevereiro de 2026, através do sistema online de submissões do CODESRIA, utilizando o seguinte link https://codesria.org/application-form-meaning-making-research-initiatives-mri-2026/
Nota:
- Beneficiários anteriores de uma bolsa MRI não são elegíveis e devem abster se de submeter uma nova candidatura.
- Cada candidato(a) pode enviar apenas uma candidatura, entre todas as três categorias. Submissões múltiplas não são permitidas.
- De acordo com as diretrizes do CODESRIA, este programa de bolsas é destina-do exclusivamente a pesquisadores(as) africanos(as), preferencialmente aqueles(as) residentes no continente, permitindo-se um número limitado de candidatos(as) da Diáspora.
- Candidaturas de consultores ou empresas de consultoria não são elegíveis.