Weiss Architecture Studio

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae lorem.

Council for the Development of Social Science Research in Africa                +221 76 609 13 05 | codesria@codesria.org

       

       

CODESRIA

Prazo de submissão: 27 de Fevereiro de 2026

Fundado em 1973, o Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA) visa promover a pesquisa em ciências sociais e humanidades de pesquisadoras/es africanas/os e da diáspora, com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão da África e do seu lugar no mundo. Este desiderato é motivado pela necessi-dade de um conhecimento mais amplo e mais aprofundado do continente, para fazer dele um lugar melhor para seus povos e sociedades.
Em 2017, o CODESRIA lançou o segundo convite para candidaturas de “Iniciativas de Pesquisa para a Construção de Significado (MRI)”, sua principal ferramenta de apoio à pesquisa. Tal como as ferramentas anteriores, a MRI apoia estudos cuja finalidade é a de contribuir para a imaginação, planificação e criação de futuros africanos. O MRI substituiu as cinco ferramentas tradicionalmente utilizadas pelo CODESRIA para apoiar a pesquisa, nome-adamente os Grupos Nacionais de Trabalho (GNT), os Grupos Multinacionais de Trabalho (GMTs), as Redes de Pesquisas Comparativas (RPC), Grupos Transnacionais de Trabalho (GTTs) e Bolsas de Pós-Doutoramento, reduzindo o seu número. O principal objetivo desta mudança é o de aumentar a legibilidade e a visibilidade das pesquisas apoiadas pelo Conselho.

A adoção dos MRI representou um compromisso renovado com a tarefa de interpretação e explicação, que permitiu ao CODESRIA produzir trabalhos inovadores sobre questões temáticas como democratização e reforma econômica na África. O programa foi concebido para facilitar pesquisas que contribuam para agendas de imaginação, planejamento e construção de futuros africanos. Um dos principais objetivos do MRI é ampliar a visibilidade das pesquisas apoiadas pelo Conselho.

Chamada especial Mulheres Pesquisadoras
Desde o início da década de 1990, o CODESRIA tem se dedicado a promover as contribuições intelectuais de pesquisadoras em diversos temas. Isso reflete o reconhecimento da necessidade de diversidade epistemológica, voltada para questionar pressupostos teóricos e conceituais predominantes.
Por outro lado, a discussão sobre a participação e as contribuições das mulheres tem ocupa-do há muito um lugar significativo no discurso intelectual africano. De fato, o Conselho tem priorizado o objetivo de longo prazo de ampliar a participação de pesquisadoras no trabalho e na governança do CODESRIA, em parte para enfrentar a posição historicamente marginalizada das mulheres no cenário acadêmico e de pesquisa africano.
Nesse sentido, o Conselho tem alcançado progressos significativos no aumento da participação de pesquisadoras em suas atividades e operações, em conformidade com as prioridades definidas em seus Planos Estratégicos sucessivos. Esse compromisso é ainda evidencia-do pela integração da perspectiva de gênero como uma questão transversal nas prioridades temáticas do Conselho e pelo lançamento de abordagens de gênero em suas iniciativas, incluindo o Gender Institute e outras iniciativas voltadas especificamente para mulheres.
Esta chamada especial do MRI faz parte de um conjunto mais amplo de medidas destinadas a consolidar conquistas anteriores e aumentar significativamente a participação de pesquisadoras nas atividades do CODESRIA durante o ciclo estratégico 2023-2027. Ela é voltada a propostas que promovam abordagens conceituais e metodológicas inovadoras, capazes de estimular perspectivas diversas e inclusivas sobre as experiências históricas e sociais do continente. A bolsa tem duração total de 16 meses.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Os projetos financiados por esta iniciativa devem:

  • Abordar aspectos-chave das sociedades africanas, alinhados com as prioridades estratégicas do CODESRIA listadas nesta chamada ou no Plano Estratégico.
  • Demonstrar ambição teórica e originalidade, oferecendo novas perspectivas analíticas ou abordagens metodológicas inovadoras.
  • Enfrentar os desafios de construção de futuros africanos, com atenção às questões de diversidade, às perspectivas sobre a questão nacional e aos contextos rural–urbano.
  • Mostrar familiaridade com o conhecimento existente produzido na comunidade de conhecimento organizada em torno do CODESRIA.
  • Explorar configurações espaciais, temporais e setoriais diversas, quando relevantes para o processo de construção de sentido.
  • A coordenadora do grupo deve possuir título de doutor (PhD) no momento da sub-missão da candidatura.

Observação: O CODESRIA mantém política de tolerância zero em relação ao plágio. Certifique-se de que o projeto submetido seja totalmente de sua autoria.
A chamada convida candidaturas apenas de grupos. Nenhum bolsa individual será concedida.
Os projetos devem:
1. Ser liderados por pesquisadoras; e
2. Ter apenas mulheres como integrantes.
Apenas em casos excepcionais — particularmente quando um perfil acadêmico específico for essencial para o trabalho de pesquisa — o Conselho poderá admitir um grupo composto predominantemente por mulheres, com alguns integrantes homens.
Os membros do grupo podem vir de um único país ou de vários países. Incentivamos especialmente candidaturas de grupos com membros de diferentes países. Cada grupo deve ser composto por 3 a 5 integrantes e obedecer aos princípios fundamentais do CODESRIA de diversidade linguística e interdisciplinar. Todos os membros do grupo deverão contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do projeto.
O Conselho oferecerá uma bolsa de pesquisa de até USD 25.000 para cada projeto selecionado.

TEMAS PRIORITÁRIOS
Todas as candidaturas devem estar alinhadas com as prioridades temáticas e questões transversais do CODESRIA para 2023-2027. Observe que, embora a Dinâmica do Ensino Superior em África esteja entre as prioridades temáticas do Conselho, esta foi excluída do programa MRI, uma vez que o CODESRIA oferece bolsas de pesquisa específicas para o ensino superior.

1) Estado e democratização em África: tendências e perspetivas
Esta prioridade temática reflete o desejo do CODESRIA de retomar o trabalho histórico do Conselho sobre os processos de democratização em África. O objetivo é avaliar as transições democráticas no continente, investigando suas origens, contexto e evolução; examinar seu estado atual; questionar a profundidade do impacto da democracia sobre as populações e sobre a natureza do Estado; e analisar as perspetivas de consolidação democrática em África.
As candidaturas também podem focar no estudo do Estado em África, de modo a esclarecer o contexto da evolução da política, o exercício e uso do poder, o impacto resultante sobre os cidadãos e as implicações para a cidadania. Os candidatos são encorajados a avaliar o estado atual da democracia em África, gerando, no processo, uma tipologia que possa ser útil para trabalhos comparativos sobre Estado e democratização, tendo em mente que tais análises comparativas requerem necessariamente o estudo das tendências nos processos democráticos globais.

2) Transformações nas economias africanas
Esta prioridade temática concentra-se nos quadros teóricos que fundamentam as discussões sobre a formulação de políticas económicas; nas atuais tensões no desenvolvimento económico decorrentes de abordagens ortodoxas versus heterodoxas; e em como estas abordagens repercutem nas questões de formulação de políticas económicas em África.
Inclui também debates sobre dependência e transformação estrutural; economias de exportação e industrialização; informalização das economias; histórias e evolução da sindicalização; parcerias público-privadas; desafios e impactos da governança multilateral; a ideia de planeamento no pensamento económico contemporâneo; tradições heterodoxas e políticas de bem-estar; teorias económicas alternativas; reinvenção de sistemas económicos; desafios estruturais e institucionais do desenvolvimento; conversas interdisciplinares e transdisciplinares sobre política económica; e soberania política para África, entre outros temas.

3) Ecologias e sociedades em África
Esta prioridade temática concentra-se na interação das populações humanas com o meio ambiente em África, explorando as formas que essa interação assume, suas histórias e trajetórias, bem como seu impacto em diversos setores, incluindo as economias emergentes do continente e sua nova capacidade — tanto em efeitos positivos quanto em consequências negativas — de transformar heranças ecológicas (ou recursos ambientais) em produtos e ativos comerciais.
O foco está nas interações entre pessoas e sistemas ecológicos, com ênfase em questões fundiárias e agrárias, soberania alimentar e pobreza no mundo em desenvolvimento; nas histórias e trajetórias das interações ambientais; na relação complexa entre o urbano e o rural; na extração mineral e transformação de habitats; nas transformações estruturais na agricultura e industrialização; em práticas de conservação, commodificação e seus impactos sobre as sociedades.

TEMAS TRANSVERSAIS

(1) História, memória e arquivo
(2) Género
(3) Gerações
(4) Ruralidade e urbanidade

REQUISITOS DA CANDIDATURA
a) Proposta: Os(as) candidatos(as) devem elaborar uma proposta breve e objetiva, incluindo:

i. Introdução que apresente o tema central e os objetivos gerais.
ii. Declaração clara das principais questões de pesquisa.
iii. Revisão concisa da literatura relevante, destacando a contribuição esperada da proposta para os debates existentes.
iv. Explicação da relevância teórica do estudo, incluindo a contribuição anteci-pada para a produção de conhecimento.
v. Metodologia de pesquisa, demonstrando como os dados ou evidências se-rão coletados e analisados.
vi. Plano de pesquisa com as principais atividades e prazos.
vii. Orçamento: Orçamento conciso e realista, compatível com a duração máxi-ma da bolsa de 16 meses. Clique aqui para acessar e preencher o modelo de orçamento: MRI Formulário de orçamento Grupo

b) Plano anotado de entregáveis: Plano anotado de uma página para dois artigos académicos e dois policy briefs/publicações em blog.
c) Uma carta de apoio institucional assinada por um(a) decano(a) ou por outro responsável universitário hierarquicamente superior ao(à) decano(a).
d) O CV do(s) investigador(es) candidato(s), incluindo todos os contactos completos.

Lembra-se aos candidatos de que as propostas devem ser submetidas em documentos Word e não devem exceder 10 páginas, incluindo a bibliografia (Times New Roman, tamanho 12, espaçamento duplo).

Favor notar que candidaturas que não incluam qualquer um destes elementos não serão consideradas.

O prazo de submissão das candidaturas é 27 de fevereiro de 2026. Por favor, utilize o sistema de submissão online do CODESRIA através do seguinte link: https://codesria.org/application-form-meaning-making-research-initiatives-mri-2026/

Nota:

  • Candidatos(as) que já receberam um financiamento do MRI não são elegíveis e, por-tanto, devem abster-se de apresentar nova candidatura.
  • Apenas uma inscrição será considerada em qualquer uma das três categorias; por favor, evite envios múltiplos.
  • Conforme as diretrizes do CODESRIA, este programa de bolsas é exclusivo para acadêmicos africanos, residentes no continente ou no exterior.
  • Inscrições de consultores e empresas de consultoria não são elegíveis.