Weiss Architecture Studio

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae lorem.

Council for the Development of Social Science Research in Africa

       

       

Bolsas pós-doutoramento sessão 2015

Data limite: 15 de Março de 2015

O CODESRIA é uma organização pan-africana de pesquisa criada em 1973, tendo como objetivos gerais a promoção da pesquisa em ciências sociais em África e na diáspora. Um dos objetivos específicos do CODESRIA consistia em reforçar a contribuição africana para os trabalhos científicos em ciências sociais no continente, numa época em que os pesquisadores baseados fora da África dominavam a produção de conhecimentos sobre a África. O financiamento dos trabalhos de pesquisadores africanos e a publicação dos seus resultados eram elementos chaves nesta luta.

Enquanto o objetivo de reforçar a quantidade de trabalhos produzidos pelos pesquisadores africanos em ciências sociais parece ser alcançado em grande parte, o principal desafio permanece hoje o da qualidade. Existe uma divisão mundial do trabalho na produção de conhecimentos segundo a qual os africanos são muitas vezes confinados ao trabalho empírico, ao passo que os trabalhos de ordem superior de construção de teoria e de significado continuam a ser dominados por pesquisadores residindo fora do continente. Muitas vezes, os trabalhos dos pesquisadores africanos limitam-se muito à análise empírica ou disciplinária através dos quadros teóricos emprestados aos pesquisadores vindos de fora com poucos esforços de construção teórica inovadora sobre o trabalho empírico efetuado. Isto significa que a contribuição dos africanos para a compreensão global dos processos e estruturas no continente fica limitada.

Esta distância que se verifica em relação à teorização no trabalho dos pesquisadores africanos no domínio das ciências sociais deve ser compreendida como o resultado da conjuntura económica e política do continente e não como prova de uma ausência de capacidades de teorizar. Com efeito, vários pesquisadores do período pós – independência contribuíram de maneira significativa para a compreensão global das estruturas pré- coloniais e coloniais e os seus processos em África, bem como as realidades pós coloniais . Hoje em dia, alguns pesquisadores africanos são figuras marcantes nos debates mundiais sobre a África e o mundo.

Infelizmente, uma série de fatores militam contra a infusão da maior parte dos trabalhos empíricos conduzidos pelos pesquisadores africanos em perspectivas teóricas. Sendo uma delas a prática generalizada da consultadoria por pesquisadores africanos, cujas causas e efeitos já foram objeto de vários estudos. A produção frequente de relatórios de consultadoria espalhou um estilo de redação que, muitas vezes, não ultrapassa a análise empírica dos dados, a proposta de recomendações políticas, e a focalização sobre o presente. A «profissionalização» da formação universitária, como disse muito bem Mahmood Mamdani, acentuou o problema, diminuindo a capacidade de reflexão fornecida pela formação universitária aos estudantes. Os fracos recursos aos quais podem aceder vários pesquisadores nas universidades africanas limitam igualmente a sua capacidade a consagrar um tempo significativo e duradouro a projetos de pesquisa.

O Programa de bolsas pós doutoramento do CODESRIA é destinado a fornecer aos pesquisadores, a diferentes níveis da sua carreira, os recursos capazes de sustentar um projeto da sua escolha durante vários anos. O resultado deve ter uma base empírica e ser teoricamente inovador e contribuir de maneira original para a sua área de trabalho e à compreensão da África no mundo. Para além de um subsídio de USD 15 000 para um período de 15 meses, os pesquisadores selecionados terão acesso à biblioteca do CODESRIA. Devido aos prazos estritos, o programa vai privilegiar o apoio aos pesquisadores já engajados em projetos promissores para completar a pesquisa, a análise e a redação. O resultado final deste trabalho deve ser apresentado sob forma de um manuscrito de livro ou uma série de artigos.

São As áreas temáticas prioritárias dentro das quais o Conselho pretende levar os candidatos a trabalhar no quadro do seu programa de bolsas pós doutoramento de 2015 são as seguintes:

1. Evolução dos significados de «juventude» nas comunidades africanas, colaboração e conflitos intergeracionais, o lugar da juventude nas economias emergentes de África ; a juventude na época das ameaças emergentes, o olhar dos jovens sobre a evolução da política africana ;
2. Transformação económica estrutural, sectores mineiros e recursos naturais, desigualdade e agenda de economias inclusivas, direitos de propriedade, estado de direito e governação social dos mercados, aspetos económicos da atenuação e adaptação às mudanças climáticas ;
3. Direitos humanos, consolidação democrática, ameaças emergentes, evolução do Estado, sistemas de segurança e de proteção sociais, as instituições nas economias políticas africanas ;
4. Imaginar mundos africanos alternativos nas artes africanas; transcendência na cultura popular e nas artes africanas; evoluções e revoluções na cultura popular africana; cultura popular, artes e política social em África ;
5. Evolução no ensino superior africano, aquisição de habilidades comercializáveis e desenvolvimento da capacidade de reflexão nos programas de educação do ensino superior, mobilidade intra-africana dos pesquisadores, economia política da participação da diáspora nas instituições africanas do ensino superior, ecologias das aprendizagens no meio rural ;
6. A análise específica ao género das transformações sociais nas sociedades africanas em mutação.

Os pesquisadores interessados deverão apresentar dossiês de candidatura incluindo os seguintes elementos. Favor notar que os dossiês incompletos não serão selecionados.

- Uma carta de manifestação de interesse;
- Uma proposta sobre o projeto a ser analisado durante o período da subvenção, que deverá incluir uma introdução; exposição e contextualização da questão; breve análise da documentação e / ou hipóteses concorrentes; plano e metodologia de pesquisa; importância do estudo e orçamento conciso. As propostas deverão ser apresentadas em formato Word e não devem ultrapassar 7 páginas (letra: Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento de parágrafo simples). Os orçamentos deverão figurar nas propostas e levar em conta o tempo reservado ao estudo, que é de 15 meses. Nenhum formato específico é exigido para a apresentação dos orçamentos, mas o Conselho subsidia as seguintes despesas :

  • trabalho de terreno
  • Os livros e outras obras compradas
  • Os honorários

- Um relatório de etapa: um relatório de 3 páginas sobre a evolução do projeto de pesquisa a desenvolver durante a vigência da bolsa;
- Um CV com as coordenadas completas, incluídos o correio eletrónico e o contacto telefónico;
- Uma ficha de identificação devidamente preenchida anexada a este convite para apresentação de candidaturas;

A data limite de apresentação das candidaturas é fixada a 15 de Março de 2015. Os resultados do processo de seleção serão anunciados daqui a 15 de Abril de 2015.

Para evitar qualquer perda com o envio da sua candidatura, favor inscrever na linha objeto da sua mensagem a menção « Postdoc 2015». Todos os dossiês de candidatura deverão ser encaminhados por correio eletrónico ao Programa de bolsas pós doutoramento do CODESRIA ao endereço: postdoc@codesria.sn .

Postdoctoral Fellowship Program;
CODESRIA;
Avenue Cheikh Anta Diop X Canal IV;
B.P. 3304, CP 18524,
Dakar, Senegal
Tel. (221) 33 825 98 21/22/23;
Fax : (221) 33 824 12 89;
E-mail : postdoc@codesria.sn

Bolsos pos doutoramento

WhatsApp RA(CTA)