Weiss Architecture Studio

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae lorem.

Council for the Development of Social Science Research in Africa

       

       

Grupos Multinacionais de Trabalho 2015

Data limite : 28 de Fevereiro de 2015

O Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA) lança um convite para apresentação de propostas para a constituição dos seus Grupos Multinacionais de Trabalho. O convite é dirigido aos pesquisadores africanos e da diáspora.O CODESRIA é uma organização de pesquisa panafricana criada em 1973 e o seu objetivo geral é promover o trabalho dos pesquisadores africanos e da diáspora em ciencias sociais. O programa dos Grupos Multinacionais de Trabalho permite a pesquisadores de vários países da África explorarem individualmente temáticas específicas cuja atualidade e pertinência se verificam num grande número de países. Embora não sendo expressamente comparativa em termos de abordagem, a exploração de uma mesma questão em contextos nacionais múltiplos deveria facilitar uma melhor compreensão baseada nas suas múltiplas manifestações e evoluções no espaço.

Os pesquisadores submeterão projetos individuais de pesquisa claramente elaborados sobre uma das temáticas abaixo mencionadas. Os avaliadores do CODESRIA identificarão as melhores candidaturas na base de critérios bem definidos. O Conselho constituirá depois grupos (GMT) de 12 a 15 pesquisadores por volta das temáticas selecionadas. Cada grupo formado será dirigido por dois coordenadores designados pelo CODESRIA e que irão supervisionar as atividades do grupo, assegurar a avaliação e o seguimento dos progressos realizados pelos membros do grupo, facilitar as trocas entre os membros e ajudar o CODESRIA a assegurar a qualidade dos resultados. O programa dos Grupos Multinacionais de Trabalho oferece subvenções de 5 000 USD a cada pesquisador selecionado durante um período estrito de 15 meses. Esta subvenção tem por objetivo facilitar a compleição de um trabalho em curso. Os pesquisadores devem produzir um artigo ou um capítulo de livro no fim do período da subvenção .

Os domínios temáticos prioritários para a constituição dos Grupos Multinacionais de Trabalho de 2015 são os seguintes:

1. Juventude e política económica dos sectores mineiros em África ;
2. Epidemias e governação : saúde pública e dinâmica de controlo e de resistência na África colonial e pós colonial ;
3 Compreensões e abordagens sexo específicas da governação ambiental em África ;
4 Inclusão da mudança climática e dos processos de adaptação á mudança climática e de atenuação dos seus efeitos nas lógicas históricas de dominação, marginalização e exploração em África;
5 A diáspora africana e as reformas do ensino superior na África pós colonial : ética, política e economia das trocas.

Os dossiês de candidatura serão constituídos dos documentos abaixo enumerados. Favor notar que qualquer candidatura não incluindo os diferentes elementos exigidos não será levada em conta.

- Uma proposta de pesquisa incluindo as seguintes secções : introdução; formulação e contextualização da questão; breve análise da documentação e / ou hipóteses concorrentes ;
conceção do estudo e metodologia de pesquisa ; importância teórica e prática do estudo ; avanços eventuais realizados sobre o tema da proposta e um resumo do orçamento e do plano de trabalho. As propostas não deverão ultrapassar 10 páginas em formato Word (tipo de letra : Times New Roman ; tamanho da fonte : 12 ; espaço : duplo). Nenhum formato especifico é indicado para a elaboração do orçamento, mas os recursos atribuídos pelo Conselho deverão abranger as seguintes diretrizes :

  • O trabalho de terreno ;
  • A documentação a adquirir ;
  • Os honorários.
    - Uma carta de acompanhamento de uma página ;
    - Um CV incluindo as coordenadas completas do candidato, indicando os contactos telefónicos e correio electrónico ;
    - Uma cópia preenchida da ficha de identificação anexa a este anúncio .

Ao enviar a sua candidatura, favor mencionar ‘GMT 2015’ na linha objeto do seu correio electrónico para evitar qualquer perda.

A data limite de apresentação das candidaturas é fixada a 28 de Fevereiro de 2015. Os resultados da seleção serão publicados antes de 31 de Março de 2015. Em Maio de 2015, o CODESRIA organizará um ateliê metodológico para os membros de GMT constituídos. Todas as candidaturas devem ser encaminhadas por correio electrónico ao seguinte endereço : mwg@codesria.sn

Grupos multinacionais de trabalho
CODESRIA
Avenue Cheikh Anta Diop X Canal IV
B.P. 3304, CP 18524, Dakar, Sénégal
Tél. (221) 33 825 98 21/22/23, Fax : (221) 33 824 12 89
Email : mwg@codesria.sn

Folha de identificacao

WhatsApp RA(CTA)