
Iniciativas de Pesquisa para a construção de significado (MRI) 2025
Prazo de submissão: 20 de Fevereiro de 2025
Fundado em 1973, o Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA) visa promover a pesquisa em ciências sociais e humanidades de pesquisadoras/es afri- canas/os e da diáspora, com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão da África e do seu lugar no mundo. Este desiderato é motivado pela necessidade de um conhecimento mais amplo e mais aprofundado do continente, para fazer dele um lugar melhor para seus povos e sociedades.
Em 2017, o CODESRIA lançou o segundo convite para candidaturas de “Iniciativas de Pesquisa para a Construção de Significado (MRI)”, sua principal ferramenta de apoio à pesquisa. Tal como as ferramentas anteriores, a MRI apoia estudos cuja finalidade é a de contribuir para a imaginação, planificação e criação de futuros africanos. A MRI substituiu as cinco ferramentas tradicionalmente utili- zadas pelo CODESRIA para apoiar a pesquisa, nomeadamente os Grupos Nacionais de Trabalho (GNT), os Grupos Multinacionais de Trabalho (GMTs), as Redes de Pesquisas Comparativas (RPC), Grupos Transnacionais de Trabalho (GTTs) e Bolsas de Pós-Doutoramento, reduzindo o seu número. O principal objetivo desta mudança é o de aumentar a legibilidade e a visibilidade das pesquisas apoiadas pelo Conselho.
A adoção das MRI traduz um reengajamento do CODESRIA com as tarefas de interpretação e explicação que lhe permitiram produzir trabalhos inovadores sobre questões como a democratização e a reforma econômica em África. A MRI encoraja fortemente as/os pesquisadoras/es na realização das suas tarefas de explicação e interpretação baseadas na observação rigorosa das realidades africanas. A Iniciativa distingue-se por um renovado apoio às/aos investigadoras/es e pelo seu melhor envolvimento nas atividades do Conselho. Ela oferece às/aos estudiosas/os cada vez mais oportunidades para apresentação do seu trabalho, nomeadamente através da publicação de livros, artigos de revistas e notas políticas.
Principais critérios de seleção: Os projetos financiados ao abrigo desta iniciativa devem atender à maioria dos seguintes critérios:
- Propor pesquisas sobre questões importantes das realidades sociais africanas e relaci- onadas com os temas prioritários do CODESRIA;
- Interrogar claramente as realidades sociais da África e a sua posição no mundo;
- Baseando-se numa reflexão aprofundada sobre as realidades sociais do continente africano e o seu lugar no mundo, refletir sobre as questões da diversidade, incluindo o gênero;
- Engajar-se de forma construtiva e rigorosa com futuros africanos;
- Ser teoricamente ambicioso com o objetivo preciso de propor formas inovadoras de compreensão das realidades sociais africanas;
- Explorar os múltiplos contextos espácio-temporais e setoriais lá onde contrubui para o processo de criação do sentido;
- Demonstrar familiaridade em relação ao conhecimento produzido pelo CODESRIA.
Iniciativas individuais e coletivas: os MRI podem ser projetos individuais ou de grupos. Os grupos devem ser compostos por 3 a 5 pesquisadoras/es estabelecidas/os em um ou mais países. Incentiva- mos candidaturas de membros de diferentes países. Os grupos deverão levar em conta os principais requisitos do CODESRIA em termos interdisciplinares, de género, de diversidade linguística e de gerações. Cada membro do grupo deverá demonstrar colaboração e contribuir significativamente para o trabalho coletivo. O Conselho oferece até US $ 10.000 para iniciativas individuais e US $25.000 para iniciativas coletivas.
Temas prioritários: As inscrições devem estar alinhadas com os temas prioritários e transversais do CODESRIA para 2023-2027. Note-se que, embora as Dinâmicas do ensino superior em África esteja entre os temas prioritários do Conselho, foi excluído do esquema MRI, uma vez que o CODES- RIA oferece bolsas de pesquisa específicas para essa área.
Temas prioritários:
Estado e democratização em África: tendências e perspetivas: reconecção com a produção de conhecimento do CODESRIA sobre democratização e temas afins; ligação entre poder, paz e segurança; desafios do modelo democrático liberal; mudanças institucionais, histórias e contextos; deba- tes e críticas à democracia processual; desafios do modelo democrático liberal; operacionalização da democracia substantiva; tipologias de estudos comparativos sobre Estado e democracia; Estado, políticas e cidadania.
Transformações nas economias africanas: formulação de políticas económicas; dependência e transformação estrutural; economias de exportação e industrialização; informalização das economias; histórias e evolução do sindicalismo; parcerias públicas e privadas; governação multilateral; a ideia da planificação no atual pensamento económico; políticas sociais/welfare e tradições heterodoxas; teorias económicas alternativas; reinventando sistemas económicos; desafios do desenvolvi- mento estrutural e institucional; diálogos interdisciplinares e transdisciplinares sobre políticas económicas; política de soberania para África.
Ecologias e sociedades em África: interações entre pessoas e sistemas ecológicos; terra, soberania alimentar e pobreza no mundo em desenvolvimento; histórias e trajetórias de interações ambientais; interações complexas do urbano e do rural; extração mineral e transformação do habitat; transformação estrutural e industrialização da agricultura; impacto das práticas de conservação e da mercantilização nas sociedades.
Temas transversais:
- História, memória e arquivo
- Género
- Gerações
- Ruralidade e urbanidade
Como se candidatar
As/os candidatos/os interessadas/os devem enviar os pedidos contendo os seguintes documentos em formato Word. Candidaturas incompletas não serão consideradas:
-
- Uma proposta com as seguintes seções claramente intituladas: introdução; contextualização da questão de pesquisa; uma breve revisão da literatura e / ou hipóteses concorrentes; estrutura do estudo e metodologia de pesquisa; contribuição teórica e prática do estudo e plano de trabalho. As propostas devem ser enviadas em formato Word não devem exceder 10 páginas (tipo de fonte: Times New Roman, tamanho da fonte: 12, espaçamento entre linhas: duplo). As candidaturas devem apresentar orçamentos sucintos, considerando que a duração das bolsas é de 16 meses Os candidatos selecionados serão convidados a participar do atelier de lançamento e do atelier de encerramento.
- Orçamento: Acesse o modelo de orçamento e preencha-o clicando nos links
- Modelo de orçamento para os grupos : https://submission.codesria.org/wp-content/uploads/sites/9/2024/12/MRI_Budget-Template_Eng_Groups.xlsx
- Modelo de orçamento individual: https://submission.codesria.org/wp-content/uploads/sites/9/2024/12/MRI_Budget-Template_Eng_Individuals.xlsx
- Proposta de sumário: uma página com a proposta de sumário de dois artigos ou um livro a serem submetidos.
- Uma carta de apresentação com os seguintes detalhes: nome, email, números de telefone- do/a coordenador/a do projeto e dos respetivos membros.
- CV dos membros do projeto.
- Filiação Institucional: uma carta detalhando a filiação institucional de cada membro.
O prazo para a submissão de candidaturas é o dia 20 de Fevereiro de 2025, através do link : https://submission.codesria.org/mri-general.
Nota:
- Caso já tenha sido beneficiado com uma bolsa MRI, solicitamos que não se inscreva nova- mente.
- Apenas uma inscrição será considerada em qualquer uma das três categorias; por favor, evite envios múltiplos.
- Conforme as diretrizes do CODESRIA, este programa de bolsas é exclusivo para acadêmicos africanos, residentes no continente ou no exterior.
- Inscrições de consultores e empresas de consultoria não são elegíveis.
MRI Perguntas & Respostas
- Pode a candidatura ser submetida em outras línguas para além do inglês ?
R : Sim, as candidaturas podem ser submetidas em inglês, francês ou português.
- Posso submeter uma candidatura individual e uma como membro de grupo ao mesmo tempo?
R : Não, você poderá submeter apenas uma candidatura, seja ela individual ou em grupo. Não é permitido fazer parte das duas simultaneamente.
- Não sou titular de doutorado. Ainda assim, posso candidatar-me individualmente?
R : As bolsas não são destinadas ao financiamento de trabalhos de tese. Doutorandos são bem-vindos como membros de grupo mas não podem submeter candidatura individual
- Podem doutorandos ser membros de grupos ?
R : Sim, doutorandos podem, desde que a coordenar o grupo seja um/a titular de doutorado (PhD)
- Homens podem fazer parte de candidatura de grupo sob a categoria « Chamada Especial Mulheres » ?
R : Sim, excecionalmente e desde que devidamente justificado, homens podem fazer parte deste tipo de candidatura.
- Precisa ser membro do CODESRIA para submeter candidatura ?
R : Não precisa ser membro do CODESRIA para submeter candidatura.
- Existe um modelo específico para candidatura ?
R : Não, não existe um modelo específico para candidatura. No entanto, as chamadas destacam as seções que devem estruturar a proposta, como, por exemplo, perguntas de pesquisa, metodologia, entre outras.
- Posso submeter novamente uma proposta revisada que não foi aceite na chamada anterior?
R Sim, você pode submeter novamente a proposta, desde que ela apresente maior consistência em relação à candidatura anterior e incorpore eventuais sugestões feitas para melhorá-la.
- Pesquisadores de nacionalidades não africanas podem candidatar-se às chamadas MRI?
R: Não, apenas cidadãos africanos podem submeter candidaturas para bolsas MRI. As bolsas são destinadas a pesquisadores residentes em África ou no exterior. Todavia, e de acordo com as diretrizes do CODESRIA, há uma prioridade para candidatos residentes em África.
- O que é necessário para apresentar uma carta de filiação institucional?
R: A carta de filiação institucional deve ser fornecida pela universidade (ou instituição de pesquisa) à qual a/o candidata/o está vinculada/o.No caso de pesquisadores independentes, a carta de filiação institucional não é exigida.
- Como posso acessar o Plano Estratégico do CODESRIA?
R: Pode acessar o Plano Estratégico do CODESRIA clicandono link https://codesria.org/wp-content/uploads/2025/01/CODESRIA-Strategic-Plan_2023-2027-17122024.pdf
- Existe alguma restrição em termos de orçamento?
R- A bolsa cobre as seguintes despesas: coleta e análise de dados, aquisição de livros e materiais, entre outras. É possível incluir gastos específicos no orçamento, desde que devidamente justificados e dentro dos limites de financiamento. Por favor, note que as bolsas não incluem auxílio financeiro destinado exclusivamente ao pagamento de honorários de pesquisadores.
- Quantos anos de experiência pós-doutoral são necessários para submeter uma candidatura no âmbito de uma chamada MRI?
R: Para as categorias “Geral” e “Especial Mulheres”, o/a coordenador/a devem ser titulares de doutorado (PhD), embora não seja exigido um número específico de anos de experiência pós-doutoral. No caso de candidaturas no âmbito categoria “Bolsas de Pesquisa Avançada”, é exigido um mínimo de 15 anos de experiência pós-doutoral.
- Qual é o montante exato previsto para o orçamento de uma Bolsa de Pesquisa Avançada?
R: O orçamento proposto será avaliado com base nas necessidades destacadas no projeto.
- Quais são os principais critérios de seleção?
R: Os projetos devem abordar temas de relevância, com uma base teórica sólida e a proposta de métodos inovadores. Mais detalhes podem ser encontrados nas chamadas.
- Sou membro de uma ONG, posso submeter uma proposta no âmbito dos MRI?
R: Candidaturas de consultores ou empresas de consultoria não serão elegíveis. No entanto, candidaturas de pesquisadores independentes serão aceites.
- Pode um membro de grupo pertencer a uma disciplina que não seja arte das ciências sociais?
R: Sim, é permitido incluir um membro de outra disciplina que não seja das ciências sociais, desde que a inclusão seja devidamente justificada.
- As bolsas MRI estão abertas a temas relacionados ao ensino superior?
R: O programa MRI não está aberto a propostas relacionadas ao ensino superior, uma vez que o Conselho possui programas específicos dedicados a esse tema. Para mais informações, favor consultar o site do CODESRIA.