Weiss Architecture Studio

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae lorem.

Council for the Development of Social Science Research in Africa

       

       

Iniciativas de pesquisa para a construção de significado: Subvenções de pesquisa de nível superior

Data limite de candidatura: 15 de abril de 2018

Fundado em 1973, o Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA) visa promover pesquisa em ciências sociais e humanidades de investigadores africanos com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão da África e do seu lugar no mundo. Este desiderato é motivado pela necessidade de um conhecimento mais aprofundado do continente para fazer dele um lugar melhor para seus povos e sociedades.

Como parte do Plano Estratégico referente ao período 2017-2021, o CODESRIA lança o segundo convite para candidaturas a Iniciativas de Pesquisa para a Construção do Significado (MRI), sua principal ferramenta para apoiar a pesquisa. À semelhança das ferramentas anteriores de promoção de pesquisa, a MRI apoia pesquisas que contribuem para a imaginação, planificação e criação de futuros africanos. A MRI substitui assim as cinco ferramentas utilizadas pelo CODESRIA até à presente data para apoiar a pesquisa, nomeadamente os Grupos Nacionais de Trabalho (GNT), os Grupos Multinacionais de Trabalho (GMTs), as Redes de Pesquisas Comparativas (RPC), Grupos Transnacionais de Trabalho (GTTs) e Subsídios Pós-Doutoramento. Um dos objetivos desta mudança é aumentar a legibilidade e a visibilidade das pesquisas apoiadas pelo Conselho, reduzindo o número de ferramentas implantadas para as apoiar.

A adoção das MRI traduz um reengajamento do CODESRIA com as tarefas de interpretação e explicação que lhe permitiram produzir trabalhos inovadores sobre questões como a democratização e a reforma econômica em África. A MRI será mais resoluta no acompanhamento dos pesquisadores na realização das suas tarefas de explicação e interpretação baseadas na observação rigorosa das realidades africanas. A Iniciativa distingue-se por um renovado apoio aos investigadores e pelo seu melhor envolvimento nas atividades do Conselho. Ela oferece aos pesquisadores cada vez mais oportunidades para apresentação do seu trabalho, nomeadamente através da publicação de livros, artigos de revistas e notas políticas.

Principais critérios de seleção: Os projetos financiados ao abrigo desta iniciativa devem atender à maioria dos seguintes critérios:

  • Propor pesquisas sobre questões importantes das realidades sociais africanas e relacionadas com os temas prioritários do CODESRIA;
  • Interrogar claramente as realidades sociais da África e sua posição no mundo;
  • Baseando-se numa reflexão aprofundada sobre as realidades sociais do continente africano e seu lugar no mundo, refletir as questões da diversidade, incluindo o gênero;
  • Engajar-se de forma construtiva e rigorosa com futuros africanos;
  • Ser teoricamente ambicioso com o objetivo preciso de propor entendimentos inovadores das realidades sociais africanas;
  • Explorar os múltiplos contextos espácio-temporais e setoriais onde tudo isso contribui para o processo de criação de sentido;
  • Demonstrar um conhecimento dos saberes já produzidos pelo CODESRIA.

Subvenções de pesquisa de alto nível: os Subsídios de Pesquisa de Alto Nível das Iniciativas de Pesquisa para a Construção de Sentido (MRI) apoiarão o trabalho de pesquisadores experientes com contribuições inovadoras no seu campo de pesquisa. Os Subsídios de Pesquisa de Alto Nível concedem bolsas de estudo de até US $ 30,000 para pesquisadores com mais de 20 anos de experiência pós-doutoral para produzir um livro que ajudará a repensar as ações na sua área de especialização. Esperamos que os pesquisadores que concorrem para este subsídio se encontrem num estágio avançado da análise de dados de modo que a concessão do subsídio possa ajudar a passar diretamente para a redação do manuscrito. Todas as subvenções são individuais e durarão 16 meses.

Temas prioritários: Todas as candidaturas devem abordar temas prioritários do CODESRIA ou temas transversais para 2017-2021:

1. Processos democráticos, governança, cidadania e segurança em África: desafios de segurança e formas de abordá-los: justiça de transição; democratização; cidadania e migração; Estado de direito e direitos humanos; processos de governança e mecanismos locais, nacionais e internacionais; idioma, mudança de fronteiras e configurações de estados e comunidades.

2. Ecologias, economias e sociedades em África: terra; gestão de recursos naturais; mudança climática; mudança demográfica; urbanização; segurança alimentar e pobreza em África; e a inovação tecnológica, bem como as interações das populações humanas com o resto do ambiente em África, suas formas, histórias, trajetórias e seu impacto numa ampla gama de setores, incluindo as economias emergentes do continente.

3. A dinâmica do Ensino Superior numa África em mutação
: o papel do Ensino Superior na transformação econômica e política em África, a rápida transformação do cenário do Ensino Superior africano, a reforma do Ensino Superior e as inovações na liderança do Ensino Superior.

Temas transversais: as candidaturas devem indicar como os seguintes temas transversais serão considerados nas propostas: gênero, gerações, desigualdades, ruralidade e urbanidade, memória e história, bem como futuros e alternativas

Como se candidatar

Os candidatos interessados em subsídios individuais e coletivos devem enviar um pedido contendo os seguintes documentos em formato Word. Note-se que candidaturas incompletas não serão consideradas.

  • Uma proposta com as seguintes seções claramente intituladas: introdução; situação e contextualização da questão; uma breve revisão da literatura e / ou hipóteses concorrentes; estudo de conceitos e metodologia de pesquisa; contribuição teórica e prática do estudo e plano de pesquisa. As propostas em formato Word não devem exceder 8 páginas (tipo de fonte: Times New Roman, tamanho da fonte: 12, espaçamento entre linhas: duplo).
  • Orçamento: o orçamento do projeto deve ser desenvolvido de acordo com o modelo anexado a este apelo a candidaturas e deve ter em conta que as bolsas têm uma duração fixa de 16 meses. O CODESRIA financiará diretamente os seminários de lançamento e conclusão.
  • Plano de trabalho detalhado a fornecer: Índice detalhado de uma página do livro a ser escrito.
  • Uma carta de apresentação com os seguintes detalhes: nome, email, números de telefone.
  • CV do(a) pesquisador(a) incluindo informações de contato completo, indicando nomes, e-mails e endereços físicos, número de telefone
  • Ficha de identificação (anexada a este apelo): deve ser preenchida em formato Excel.

IMPORTANTE: Os candidatos bem sucedidos deverão submeter, num período de três meses a partir da assinatura do contracto de subvenção, um projecto revisto aprofundando a(s) questão(ões) de pesquisa, o quadro conceitual de base, uma revisão detalhada da bibliografia pertinente e um esboço da base metodológica do estudo. Espera-se que esta revisão seja feita em forma de esboços dos capítulos do livro.

A data limite de submissão dos pedidos é o dia 15 de abril de 2018. A notificação dos resultados do processo de seleção será feita no dia 30 de Junho de 2018. Todas as solicitações devem ser enviadas por correio eletrónico ao Programa de pesquisa “MRI-SRG 2018 do CODESRIA” ao mri@codesria.sn. Ao enviar a sua candidatura, indique como assunto o seguinte: «MRI-SRG 2018». Isto facilitará o processamento da sua proposta.

Para mais informações sobre as MRI do CODESRIA, contacte:

Programa de pesquisa

CODESRIA


BP 3304, PO Box 18524

Dakar, Senegal

Tel: +221 – 33 825 9822/23

Fax: + 221- 33 824 1289

E-mail: mri@codesria.sn
Website: https://codesria.org

MRI Budget Template – Portugais

WhatsApp RA(CTA)