Weiss Architecture Studio

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae lorem.

Council for the Development of Social Science Research in Africa

       

       

Instituto de Humanidades: A(s) essencia(s), diversidade e economias das artes (Pan)Africanas – (Re)construindo e confrontando memórias e futuros

(Hashtag: #CODESRIAHI2019)

Data: 25 de Fevereiro – 1 de Março, 2019;
Local: Ouagadougou, Burkina Faso
Prazo para candidaturas: 15 de outubro de 2018

Criado em 1973, o Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA) promove pesquisas em Ciências Sociais e Humanas por académicos africanos e na diáspora que podem contribuir para uma melhor compreensão de África e do seu lugar no mundo. Um dos objetivos do CODESRIA é promover a pesquisa nas Humanidades e gerar conversas entre os estudiosos das Humanidades e das Ciências Sociais sobre temas de interesse para o Conselho. O objetivo é produzir subsídios que muitas vezes escapam às lentes específicas de qualquer um destes dois campos de conhecimento. A organização de um evento à margem do bienal Festival Pan-africano de Cinema e Televisão, FESPACO, tem servido durante anos como uma oportunidade para o CODESRIA reunir académicos, artistas e profissionais para engajar criticamente em debates chaves nas artes e Humanidades em África.

2019 marca o 50º aniversário do FESPACO e o festival será organizado sob o tema “Confrontando a nossa memória e forjando o futuro do cinema Pan-africano na sua essência, economia e diversidade.” Para marcar este importante aniversário do FESPACO e contribuir para o exercício de introspecção apropriado a esta ocasião, o CODESRIA organizará o Instituto de Humanidades em Ouagadougou de 25 de Fevereiro a 1 de Março de 2019. O instituto será organizado sob o tema “A(s) essencia(s), diversidade e economias das artes (Pan)africanas: (Re)construindo e confrontando memórias e futuros. ” Este tema explora de maneira não tão subtil o tema do FESPACO, mas procura levar a discussão do campo do cinema para as artes africanas de uma forma mais ampla. Ademais, problematiza as atitudes adequadas e possíveis em relação ao passado e ao futuro das artes africanas, indo além das habituais dualidades que vêem a memória e a história como fenómenos que nós (só podemos) ‘abordar’ em oposição a um futuro que podemos construir. O instituto o encorajará de forma activa propostas sobre as possibilidades e implicações do nosso (re)fazer da memória e da história das artes (Pan)africanas, exercícios que são particularmente importantes no que diz respeito ao campo criativo que as artes constituem. Considerando a possibilidade de limitarmo-nos a apenas abordar o futuro das artes africanas, é necessário considerar as condições estruturais que impedem e facilitam o nosso envolvimento na configuração do futuro das artes africanas.

O instituto irá discutir as seguintes questões:

  • Podemos abordar os passados das artes (Pan)africanas sem refaze-lo(as)?
  • Quais são as estruturas que dificultam ou facilitam o nosso engajamento na configuração do futuro das Artes africanas?
  • O que significa falar da(s) essência(s) das artes (Pan)africanas?
  • A geração de economias torna impossível a salvaguarda de uma essência estável ou a construção de uma essência é a própria base para a elaboração das economias das artes (Pan)africanas?
  • Até que ponto e de que maneira a idéia de diversidade, compreendida em suas dimensões espacial e temporal, pode cruzar-se com a noção de essência(s) e elaboração de economias das artes (Pan)africanas?

O Instituto de Humanidades do CODESRIA no FESPACO 2019 consistirá de apresentações, atuações, exposições de arte e discussões durantes as manhãs, com as exibições do FESPACO à tarde e à noite. O Conselho pretende reunir um grupo misto de estudiosos e artistas, vindos das muitas esferas que constituem o cenário artístico africano.

Os pesquisadores interessados em participar do instituto são convidados a enviar comunicações originais de 5.000 a 6.000 palavras, um CV e detalhes dos seus contatos para o CODESRIA até 15 de outubro de 2018. Os artistas que desejarem participar do instituto devem enviar uma nota de 1000 palavras descrevendo o trabalho que pretendem apresentar, bem como do seu CV/portfólio. Todas as submissões devem se relacionar de forma clara com o tema do instituto.

Para enviar a sua proposta i, os candidatos devem usar o seguinte elo https://codesria.org/submission/

Para perguntas específicas, por favor contacte:

#CODESRIAHI2019
 

Tel.: (221) 33 825 98 21/22/23

Email: research.codesria@codesria.org

Website: https://codesria.org

WhatsApp RA(CTA)