Weiss Architecture Studio

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae lorem.

Council for the Development of Social Science Research in Africa

       

       

Programa dos Grupos Nacionais de Trabalho : Convite para apresentação de propostas 2015

Data limite : 15 de Março de 2015

O Programa dos Grupos Nacionais de trabalho (GNT) é um dos instrumentos mais importantes de que dispõe o CODESRIA para mobilizar e reforçar as capacidades de pesquisa a nível nacional organizando-os em redes de reflexão. Graças a este instrumento, o Conselho encoraja os pesquisadores africanos a organizarem-se de maneira autónoma e conduzir pesquisas sobre temáticas prioritárias da sua escolha. Desde o seu lançamento até agora, foram financiados GNT em mais de quarenta países africanos e as suas realizações fazem parte das mais ricas no domínio da política, da economia e da sociedade em África. Para um melhor reforço das bases institucionais de pesquisa em África, o Conselho exige doravante, que a implementação dos GNT se faça, sistematicamente a nível dos departamentos, faculdades e centros de pesquisa, bem como nas redes ou centros de pesquisa independentes. Os dossiês de candidaturas apresentados devem, por conseguinte, incluir elementos demostrando este vínculo institucional. , A fim de promover uma maior participação de comunidades na produção e uso de conhecimentos, o Conselho financia igualmente a difusão dos trabalhos de pesquisa produzidos pelos GNT a nível dos países onde a pesquisa foi conduzida. É preciso, portanto, prever uma linha orçamental para a organização de um seminário de partilha no fim do estudo.

Para a sessão de 2015, o Conselho convida candidaturas para a constituição de GNT, em especial propostas de pesquisa combinando trabalhos empíricos com reflexões teóricas inovadoras sobre questões nacionais importantes.

A duração de um grupo nacional de trabalho é estritamente de 15 meses, período no fim do qual, o trabalho deverá ser finalizado. Devido a este constrangimento de tempo, a experiência dos pesquisadores no domínio escolhido e os trabalhos em curso sobre os projetos propostos serão considerados como vantagens suplementares.

O tamanho dos GNT varia entre cinco e sete membros. Na sua composição e nas suas preocupações de pesquisa, os grupos devem ter em consideração a multidisciplinaridade, o género, a inclusão de jovens que poderiam beneficiar de uma orientação no domínio da realização dos projetos de pesquisa.

Os dossiês de candidatura devem incluir os seguintes elementos. Favor notar que os dossiês incompletos não serão levados em conta.

- Uma carta de manifestação de interesse: Este documento de uma página deve incluir o título do estudo proposto pelo grupo, apresentar a lista de todos os membros da equipa incluindo a sua filiação institucional, os seus contactos eletrónicos e telefónicos e designar igualmente o coordenador do grupo.
- Os CV de todos os membros do grupo devendo incluir as suas coordenadas completas e a sua filiação institucional.
- Um formulário de identificação: o formulário de identificação anexado deve ser devidamente preenchido.

As propostas podem podem dizer respeito a qualquer assunto pertinente para a compreensão da economia, política, cultura e sociedade em qualquer país africano e devem :

- Indicar e contextualizar claramente as questões devendo ser abordadas. As propostas não deverão ultrapassar 10 páginas (letra: Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento de parágrafo simples);
- Explorar hipóteses pertinentes e/ou incluir uma análise da documentação, incluída a produzida pela comunidade de pesquisadores locais sobre o assunto;
- Discutir os métodos de pesquisa a serem utilisados na realização do estudo;
– Descrever a importância teórica e prática do trabalho;
- Fornecer um plano de trabalho detalhado dos projetos de pesquisa a serem realizados;
- Especificar as estratégias de implementação das atividades do grupo de trabalho numa universidade africana, rede ou centro africano de pesquisa;
- Fornecer uma carta assinada pelo responsável da Instituição;
- Propor uma estratégia para a partilha dos resultados do trabalho do grupo.
- Incluir um orçamento para a realização do projeto de pesquisa.

As subvenções atribuídas aos GNT variam entre 10.000 e 20.000 USD. Não é imposto nenhum formato específico de apresentação do orçamento do GNT, mas é aconselhado levar em conta os seguintes elementos: A) um seminário metodológico de lançamento dos grupos, B) um seminário de avaliação de etapa dos progressos realizados pelo grupo; C) um seminário final de partilha durante o qual serão apresentados a um público mais largo os resultados do GNT; D) os subsídios de pesquisa no terreno do GNT; E) os honorários dos membros do GNT para o trabalho a ser realizado; e F) a documentação a adquirir e que será domiciliada na biblioteca do departamento / faculdade da universidade africana ou do centro de pesquisa escolhido.

Todas as candidaturas para a constituição dos GNT 2015 devem ser enviadas por correio eletrónico ao mais tardar a 15 de Março de 2015 ao seguinte endereço nwg@codesria.sn. Favor colocar como referência a menção «GNT 2015» no seu correio eletrónico para evitar qualquer perda. Todas as propostas recebidas serão submetidas a um processo de avaliação independente e os candidatos selecionados serão informados antes de 20 de Abril de 2015.

Programa dos Grupos nacionais de trabalho do CODESRIA,
Avenue Cheikh Anta Diop x Canal IV BP 3304, CP 18524
Dakar, Sénégal.
Tel: +221-33 825 98 22/23 Fax: +221-33 824 12 89
E-Mail: nwg@codesria.sn

Ficha de identificacao GNT

WhatsApp RA(CTA)