Weiss Architecture Studio

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae lorem.

Council for the Development of Social Science Research in Africa

       

       

Redes de Pesquisa Comparativa 2016

Datas limite: 15 de Abril de 2016: Laureados — 29 de Fevereiro 2016: Avaliadores

O programa das Redes de Pesquisa Comparativa (RPC) é um instrumento iniciado pelo CODESRIA para encorajar e promover o desenvolvimento e a consolidação de uma perspectiva de análise comparativa na pesquisa em ciências sociais em África. O programa das RPC tem por objetivo contribuir para a constituição de um importante corpus de estudos comparativos teoricamente inovador e baseado em pesquisas empíricas rigorosas produzidas por pesquisadores africanos e da diáspora. Apoia trabalhos utilizando quadros de análise temporais e espaciais a nível nacional, sub- regional e regional. O Programa das RPC do CODESRIA encoraja o trabalho comparativo intra-africano que explora a natureza diversa das realidades sociais em África, bem como estudos que permitem a comparação do continente com outras regiões do mundo, especialmente o Sul global.

Os temas prioritários para a constituição de novas RPC em 2016 são os seguintes:
Aqui vão as minhas sugestões, mas não sei bem se podia dar sugestões ou não na reformulação das frases. Seja como for, aqui vai:

1. As dinâmicas e estruturas da Estética e das aspirações numa África em evolução
2. O meio ambiente, gestão de recursos naturais e alterações climáticas
3. A saúde pública em África
4. Género e regimes de segurança em África
5. O significado, a natureza, o envolvimento e as possibilidades oferecidas à juventude africana
6. A formulação, adopção, assinatura, ratificação, domesticação e implementação de políticas sub-regionais em África
7. As análises económicas baseadas no género dos regimes de trabalho doméstico na África

Convite para apresentação de candidaturas: Laureados

O Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA) lança um convite para apresentação de candidaturas para a constituição de Redes de Pesquisa Comparativa (RPC) sobre os temas acima identificados. O convite é dirigido aos pesquisadores baseados nas universidades e centros de pesquisa em África. Os candidatos devem indicar claramente o carácter comparativo do seu trabalho em todos os aspetos das suas propostas, em especial sobre a conceção do seu estudo, a escolha e justificação das unidades de comparação, a metodologia e as atividades de pesquisa que permitem abordar as questões colocadas. O Comité de seleção independente eliminará qualquer proposta que não esteja em conformidade com essas exigências.

Uma RPC é constituída de três (3) a cinco (5) membros. É importante na composição da RPC ter em consideração a multidisciplinaridade, a integração do género e dos jovens pesquisadores.

Os dossiês de candidatura devem incluir os seguintes documentos. Favor notar que qualquer candidatura não incluindo os diferentes elementos exigidos não será levada em conta.
• Uma proposta incluindo as seguintes secções: introdução; formulação e contextualização da questão ; breve análise da documentação e / ou hipótese concorrentes; conceção do estudo e metodologia de pesquisa; importância do estudo a nível teórico e prático; todos os progressos eventuais efetuados ou obtidos sobre este assunto e um resumo conciso do orçamento e do plano de trabalho. As propostas não deverão ultrapassar dez (10) páginas e devem ser redigidas em formato Word (tipo de letra: Times New Roman, tamanho da fonte:12; espaço: duplo). Os orçamentos resumidos devendo acompanhar as propostas, levarão em conta o prazo das RPC que é de quinze (15) meses (prazo estrito). A prova das pesquisas anteriormente feitas no domínio de trabalho escolhido que podem contribuir para a finalização rápida do projeto seria uma vantagem suplementar. As subvenções atribuídas às RPC selecionadas variam consoante o estudo e os grupos. Porém, é importante notar, a título indicativo, que as subvenções concedidas variam entre 15 000 USD e 35 000 USD. Nenhum formato específico é indicado para a apresentação do orçamento, mas os recursos atribuídos pelo Conselho deverão abranger as seguintes diretrizes:

  • o O trabalho de terreno a realizar pelos membros da rede;
  • o A documentação a adquirir para o trabalho da RPC;
  • o Os honorários dos membros da RPC para o trabalho a efetuar;
  • o Um ateliê de análise de etapa da RPC para uma avaliação dos progressos realizados;
  • o Um ateliê final.

• Uma carta de acompanhamento incluindo uma lista dos membros da rede e seu/seus coordenador (es), bem como o correio eletrónico e contactos telefónicos.
• Os CV de todos os membros da rede incluindo as suas coordenadas completas, incluídos os contactos telefónicos e correio eletrónico.
• A ficha de identificação preenchida

Para o ano de 2016, a data limite de apresentação das propostas é 15 de Abril de 2016. Os resultados da seleção serão publicados antes de 31 de Maio de 2016. Na última semana de Julho de 2016, o CODESRIA organizará um ateliê metodológico à intenção das RPC selecionadas. Na altura do envio da sua candidatura, favor mencionar ‘CRN 2016’ na linha Objeto do seu correio eletrónico para evitar qualquer perda. Todas as candidaturas devem ser encaminhadas por correio eletrónico: crn@codesria.sn.

Convite para apresentação de candidaturas: Avaliadores

O CODESRIA convida investigadores africanos e da diáspora altamente qualificados, com experiência significativa na condução da pesquisa e / ou ensino de metodologia da pesquisa comparativa a apresentar candidatura para o cargo de avaliador para a competição 2016 das Redes de Pesquisa Comparativa (RPC). Os avaliadores terão como tarefa principal ler, comentar e classificar as propostas apresentadas para a constituição de RPC. O CODESRIA oferece um honorário modesto para o trabalho dos avaliadores, sendo que, frequentemente, convida alguns avaliadores, ao abrigo de contratos separados, para servir também como pessoas de recurso durante os seminários destinados às RPC. Os candidatos devem enviar os seguintes documentos para o CODESRIA:
• Uma carta de acompanhamento de uma página
• Um CV com detalhes de contato completo, incluindo e-mail e números de telefone que destaca a experiência do candidato na área da investigação comparativa e metodologia de pesquisa comparativa
• A versão completa do formulário de identificação que se encontra anexado a esta chamada.

O prazo para a apresentação das candidaturas é 29 de fevereiro de 2016. A notificação do resultado do processo de seleção será feita até 31 de Março de 2016. Todas as candidaturas devem ser enviadas por e-mail para Rede de Pesquisas Comparativas, CODESRIA, crn@codesria.sn. Ao enviar seu e-mail, queira gentilmente colocar na linha de assunto ’CRN 2016 evaluator’ para garantir que a sua aplicação não se perca.

Redes de Pesquisa Comparativa
CODESRIA
Avenue Cheikh Anta Diop X Canal IV
B.P. 3304, CP 18524, Dakar, Senegal
Tel. (221) 33 825 98 21/22/23, Fax : (221) 33 824 12 89,
E-mail : crn@codesria.sn

RPC Folha de Identificacao

WhatsApp RA(CTA)