Chamada para Trabalhos: Boletim do CODESRIA Números 2, 3 & 4, 2017
O CODESRIA está à procura de pequenas contribuições para as edições trimestrais do boletim em 2017. O Boletim do CODESRIA (ISSN 0850-8712) é uma publicação analisada por pares que visa estimular a discussão crítica, bem como encorajar a cooperação na pesquisa entre os investigadores africanistas em torno de debates/questões fundamentais em África. O Boletim do CODESRIA contribui para o estabelecimento de agendas intelectuais e de investigação do/sobre o continente, contribuindo ao mesmo tempo com um saber colaborativo teórico, metodológico, conceptual e interdisciplinar. O boletim é publicado online e em versão impressa, e distribuído gratuitamente a todas universidades e instituições de investigação em África e fora dela.
Enfoque: Este ano, estamos a reimaginar o boletim fazendo uma reflexão crítica e definindo uma agenda de pesquisa ‘futurista’ no que diz respeito à ‘África no mundo’, e ao ‘mundo em África’. Quais são os grandes desafios, e quais deverão ser as questões e debates fundamentais? Que os assuntos temos que aprender/tratar no nosso processo de ‘desenvolvimento’ e que perguntas devemos colocar em relação ao nosso futuro? Estamos interessados em contribuições que se envolvam/reflictam sobre o papel/tarefa da investigação na ‘emergência’ africana, na qual os académicos reflectem sobre aquilo que consideram como áreas fundamentais/prioritárias de investigação/questões/assuntos para o futuro de África. Através disto, esperamos despoletar discussões sobre as ideias da nova/futura geração de ideias, académicos/investigadores e projectos/iniciativas. As contribuições deverão, entre outros, focalizar-se ou centrar-se em torno de campos específicos, áreas, locais de pesquisa, metodologias, modelos científicos, debates teóricos e conceptuais, etc. Serão aceites artigos de 1000-1500 palavras em inglês, francês ou português. Cada artigo deverá ser submetido juntamente com uma pequena biografia do autor e enviado para: publications@codesria.sn
Boletim do CODESRIA Número 2, 2017 [ISSN 0850 – 8712]: Processos democráticos, governação, cidadania e segurança em África
Neste tema a principal preocupação será como a África e todas as mudanças e transformações que a definem actualmente deverão ser governadas. Questões de democratização, Estado de direito, direitos humanos e processos e mecanismos de governação aos níveis local, nacional e internacional que continuam a constituir alguns dos principais focos de preocupação em muitos países africanos. Questões de cidadania, migração e aspectos relacionados com pertença, língua, voz e às fronteiras e configurações das nações, Estados e comunidades em mudança. A segurança com os seus múltiplos significados, a panóplia das ameaças crescentes que comprometem a segurança e os regimes instaladas para manter as pessoas, as sociedades e as instituições em segurança serão também um ponto central neste tema.
Prazo para a submissão: 31 de Maio de 2017
Boletim do CODESRIA Número 3, 2017 [ISSN 0850 – 8712]: Ecologias, economias e sociedades em África
A interacção de populações humanas com o resto do ambiente em África, as formas que isso assume, as suas histórias e trajectórias, bem como os seus impactos sobre um amplo conjunto de sectores, incluindo-se as economias florescentes do continente, devidamente compreendidos como fenómenos que estão embutidos nas sociedades, serão o assunto de trabalho neste tema. As questões da terra, segurança alimentar e pobreza no mundo em desenvolvimento e especialmente em África têm dominado os debates públicos e são questões de preocupação global. A exacerbação destas questões são os assuntos complexos da mudança climática e do crescimento populacional. A natureza crescente das zonas rurais e urbanas, assim como as interacções complexas entre elas é também importante para se apresentar os desafios, bem como sugerir possibilidades. Os papéis da inovação tecnológica para se enfrentar desafios serão também abordados. Será também dada atenção às possibilidades para a transformação estrutural de África e os desafios de se assegurar um crescimento constante e uma elevada taxa de emprego que conduzam para a redução da pobreza e para sociedades mais equitativas.
Prazo para a submissão: 31 de Julho de 2017
Boletim do CODESRIA Número 4, 2017 [ISSN 0850 – 8712]: Dinâmica da educação superior numa África em mudança
Ao longo das duas últimas décadas, a fé renovada e o reconhecimento de que a educação superior é um factor fundamental para a melhoria dos padrões de vida, do desenvolvimento económico e na criação da coesão nacional em áfrica teve como resultado um aumento do apoio para se revitalizar e expandir as instituições de educação superior. A nível do continente, a Comissão da União Africana ligou a realização dos objectivos com o seu plano de desenvolvimento, a ‘Agenda 2063’ para o funcionamento efectivo do sector da educação superior. A reforma da educação superior africana, juntamente com os desafios do crescimento descoordenado e incontrolado nas inscrições que ameaçam a qualidade, a proliferação de instituições de ensino superior, aumentam a crise da empregabilidade dos graduados, a falta de instituições diferenciadas, bem como de programas dentro de cada instituição, para suprir os diferentes tipos de aprendentes e necessidades do continente, serão alvo de investigação crítica. Uma mudança fundamental de se descolonizar a educação superior; a adaptação de currículos e o estímulo da investigação de apoio que responda às necessidades do continente e o estímulo à investigação de apoio que responda às necessidades, continuam a ser uma questão delicada que tem estado no centro de muitas investigações para se revitalizar a educação superior africana.
Prazo para a submissão: 31 de Outubro de 2017