Weiss Architecture Studio

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae lorem.

Council for the Development of Social Science Research in Africa

       

       

Chamada para Trabalhos: Boletim do CODESRIA Números 2, 3 & 4, 2017

O CODESRIA está à procura de pequenas contribuições para as edições trimestrais do boletim em 2017. O Boletim do CODESRIA (ISSN 0850-8712) é uma publicação analisada por pares que visa estimular a discussão crítica, bem como encorajar a cooperação na pesquisa entre os investigadores africanistas em torno de debates/questões fundamentais em África. O Boletim do CODESRIA contribui para o estabelecimento de agendas intelectuais e de investigação do/sobre o continente, contribuindo ao mesmo tempo com um saber colaborativo teórico, metodológico, conceptual e interdisciplinar. O boletim é publicado online e em versão impressa, e distribuído gratuitamente a todas universidades e instituições de investigação em África e fora dela.

Enfoque: Este ano, estamos a reimaginar o boletim fazendo uma reflexão crítica e definindo uma agenda de pesquisa ‘futurista’ no que diz respeito à ‘África no mundo’, e ao ‘mundo em África’. Quais são os grandes desafios, e quais deverão ser as questões e debates fundamentais? Que os assuntos temos que aprender/tratar no nosso processo de ‘desenvolvimento’ e que perguntas devemos colocar em relação ao nosso futuro? Estamos interessados em contribuições que se envolvam/reflictam sobre o papel/tarefa da investigação na ‘emergência’ africana, na qual os académicos reflectem sobre aquilo que consideram como áreas fundamentais/prioritárias de investigação/questões/assuntos para o futuro de África. Através disto, esperamos despoletar discussões sobre as ideias da nova/futura geração de ideias, académicos/investigadores e projectos/iniciativas. As contribuições deverão, entre outros, focalizar-se ou centrar-se em torno de campos específicos, áreas, locais de pesquisa, metodologias, modelos científicos, debates teóricos e conceptuais, etc. Serão aceites artigos de 1000-1500 palavras em inglês, francês ou português. Cada artigo deverá ser submetido juntamente com uma pequena biografia do autor e enviado para: publications@codesria.sn

Boletim do CODESRIA Número 2, 2017 [ISSN 0850 – 8712]: Processos democráticos, governação, cidadania e segurança em África

Neste tema a principal preocupação será como a África e todas as mudanças e transformações que a definem actualmente deverão ser governadas. Questões de democratização, Estado de direito, direitos humanos e processos e mecanismos de governação aos níveis local, nacional e internacional que continuam a constituir alguns dos principais focos de preocupação em muitos países africanos. Questões de cidadania, migração e aspectos relacionados com pertença, língua, voz e às fronteiras e configurações das nações, Estados e comunidades em mudança. A segurança com os seus múltiplos significados, a panóplia das ameaças crescentes que comprometem a segurança e os regimes instaladas para manter as pessoas, as sociedades e as instituições em segurança serão também um ponto central neste tema.

Prazo para a submissão: 31 de Maio de 2017


Boletim do CODESRIA Número 3, 2017 [ISSN 0850 – 8712]: Ecologias, economias e sociedades em África

A interacção de populações humanas com o resto do ambiente em África, as formas que isso assume, as suas histórias e trajectórias, bem como os seus impactos sobre um amplo conjunto de sectores, incluindo-se as economias florescentes do continente, devidamente compreendidos como fenómenos que estão embutidos nas sociedades, serão o assunto de trabalho neste tema. As questões da terra, segurança alimentar e pobreza no mundo em desenvolvimento e especialmente em África têm dominado os debates públicos e são questões de preocupação global. A exacerbação destas questões são os assuntos complexos da mudança climática e do crescimento populacional. A natureza crescente das zonas rurais e urbanas, assim como as interacções complexas entre elas é também importante para se apresentar os desafios, bem como sugerir possibilidades. Os papéis da inovação tecnológica para se enfrentar desafios serão também abordados. Será também dada atenção às possibilidades para a transformação estrutural de África e os desafios de se assegurar um crescimento constante e uma elevada taxa de emprego que conduzam para a redução da pobreza e para sociedades mais equitativas.

Prazo para a submissão: 31 de Julho de 2017


Boletim do CODESRIA Número 4, 2017 [ISSN 0850 – 8712]: Dinâmica da educação superior numa África em mudança

Ao longo das duas últimas décadas, a fé renovada e o reconhecimento de que a educação superior é um factor fundamental para a melhoria dos padrões de vida, do desenvolvimento económico e na criação da coesão nacional em áfrica teve como resultado um aumento do apoio para se revitalizar e expandir as instituições de educação superior. A nível do continente, a Comissão da União Africana ligou a realização dos objectivos com o seu plano de desenvolvimento, a ‘Agenda 2063’ para o funcionamento efectivo do sector da educação superior. A reforma da educação superior africana, juntamente com os desafios do crescimento descoordenado e incontrolado nas inscrições que ameaçam a qualidade, a proliferação de instituições de ensino superior, aumentam a crise da empregabilidade dos graduados, a falta de instituições diferenciadas, bem como de programas dentro de cada instituição, para suprir os diferentes tipos de aprendentes e necessidades do continente, serão alvo de investigação crítica. Uma mudança fundamental de se descolonizar a educação superior; a adaptação de currículos e o estímulo da investigação de apoio que responda às necessidades do continente e o estímulo à investigação de apoio que responda às necessidades, continuam a ser uma questão delicada que tem estado no centro de muitas investigações para se revitalizar a educação superior africana.

Prazo para a submissão: 31 de Outubro de 2017

WhatsApp RA(CTA)